AVIAÇÃO DE TRANSPORTE
Reunião da Aviação de Transporte é realizada na Base Aérea de Anápolis
Lançar, Suprir e Resgatar! A Aviação de Transporte da Força Aérea Brasileira (FAB) celebra, na próxima quinta-feira (12/06), 94 anos desde a sua criação. Para celebrar, está sendo realizada a tradicional Reunião da Aviação de Transporte (RAT 2025), na Base Aérea de Anápolis (BAAN).
A programação teve início no domingo (08/06), com a chegada das Unidades Aéreas, uma prova de conhecimento teórico e uma confraternização de boas-vindas. O clima de camaradagem e profissionalismo marcou o início de um evento que reúne gerações de aviadores e técnicos dedicados às missões de transporte aéreo.
Nesta segunda-feira (09/06), as atividades começaram com a chegada do Comandante de Preparo (COMPREP), Tenente-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, que também realizou a palestra de abertura do simpósio, ressaltando a significativa integração entre as Unidades e a constante modernização da Aviação de Transporte.
O Comandante de Preparo destacou a relevância do encontro, que se consolida como um espaço de reflexão e fortalecimento da FAB. “É um evento para fortalecimento de vínculos e construção do futuro da nossa Força Aérea. A Aviação de Transporte é, sem dúvida, uma das expressões mais visíveis do poder aeroespacial brasileiro. Seja levando ajuda humanitária, realizando evacuações aeromédicas, apoiando operações militares ou integrando as dimensões continentais do nosso território, o transporte aéreo militar é sinônimo de prontidão, flexibilidade e solidariedade”, afirmou o Oficial-General.
O evento contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que, acompanhado de outros Oficiais-Generais, participou da cerimônia oficial da RAT 2025, reforçando a importância estratégica da Aviação de Transporte para a Força Aérea Brasileira.
O Comandante da Aeronáutica destacou os avanços recentes da aviação militar. “Hoje, vemos o fortalecimento da nossa capacidade aérea com a incorporação de aeronaves estratégicas, como o KC-390, essencial para missões nacionais e internacionais, e o KC-30. Destacamos também o C-105, que passou a operar na Antártica, demonstrando nossa presença nos pontos mais remotos do continente. A capilaridade da nossa Aviação de Transporte, incluindo aeronaves de pequeno e médio porte, tem permitido atender com eficiência a diversas demandas da população. Podemos citar, com orgulho, as missões humanitárias realizadas nos últimos anos, como o resgate de brasileiros na Faixa de Gaza e em Israel. Nessas horas decisivas, a Força Aérea mostra, mais uma vez, que está sempre pronta e presente quando o Brasil mais precisa”, afirmou o Comandante.
Durante a edição de 2025, o Gerente Operacional da Aviação de Transporte do COMPREP e um dos organizadores da RAT, Major Aviador Hytalo Alves Rodrigues De Castro e Silva, destacou a importância do evento não apenas como uma oportunidade de atualização técnica e troca de conhecimentos, mas também como um momento de fortalecimento da doutrina e das tradições da aviação de transporte. “A convivência entre os militares e a integração entre os esquadrões contribuem diretamente para a coesão, o espírito de corpo e a preservação dos valores que norteiam a atuação da Força Aérea Brasileira”, afirmou o Oficial.
Na terça-feira (10/06), a programação contará com palestras técnicas que reforçarão o papel estratégico da Aviação de Transporte.
O Comandante da Base Aérea de Anápolis, Coronel Aviador Leandro Vinicius Coelho, ressaltou a importância histórica da realização da Reunião da Aviação de Transporte 2025 na BAAN, destacando o papel crescente da unidade nas operações da Força Aérea Brasileira. “É uma ocasião muito especial para a Base Aérea de Anápolis. Pela primeira vez, temos a honra de sediar a Reunião da Aviação de Transporte. Trata-se de um momento ímpar, histórico para esta Base, que foi inaugurada há 53 anos”, afirmou o Oficial.
Aviação de Transporte
Atualmente, a FAB conta com 13 unidades de Aviação de Transporte distribuídas por todo o Brasil, operando aeronaves como KC-30, KC-390 Millennium, C-105 Amazonas, C-99, C-97 Brasília, C-98 Caravan, C-95 Bandeirante e U-100 Phenom. Essas unidades estão estrategicamente sediadas em Manaus (AM), Belém (PA), Parnamirim (RN), Rio de Janeiro (RJ), Canoas (RS), Campo Grande (MS), Anápolis (GO) e Brasília (DF).
Fotos: Sargento Mônica/CECOMSAER